A Unimarka, empresa atacadista distribuidora de produtos industrializados de consumo básico, foi fundada em 1994. Inicialmente as atividades do atacado limitavam-se a cobrir apenas a área urbana da cidade de Colatina e localidades vizinhas. A operação logística era limitada e ineficiente. Um único caminhão fazia a entrega do pequeno atacado, cujas vendas eram efetuadas por apenas um representante. A forma enxuta e desburocratizada que a empresa operava, permitiu que ela se sobressaísse no mercado em que atuava, ao passo que alguns de seus principais concorrentes estavam tendo dificuldade para se ajustar ao novo período de economia estabilizada, que exigia uma atenção muito grande voltada ao controle de custos. Com o passar do tempo, a Unimarka tornou-se um cliente estratégico para os principais fornecedores do país e sua estrutura teve que ser modernizada, o negócio repensado e os processos logísticos redefinidos, para permitir que a empresa continuasse competindo no mercado em constante mutação.
O rápido crescimento provocou uma complexidade nas operações que exigiam maior controle e velocidade nas decisões. O controle era feito por diversos sistemas que não eram interligados, isso aumentava o risco e tornava a empresa cada vez mais vulnerável. O tipo de negócio, que apresentava pouca diferenciação no que diz respeito à prestação de serviços, e o ambiente competitivo em que a empresa estava inserida, exigia muita flexibilidade, agilidade e principalmente uma atenção muito grande voltada para o controle e redução de custos. Quanto maiores fossem as informações sobre o negócio, maiores as chances de estabelecer parcerias com clientes e principalmente com os grandes fornecedores, que passaram a valorizar muito o intercâmbio de informações, principalmente com o surgimento do Movimento ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor) no Brasil. A Possibilidade de integrar informações, cruzar dados e obter indicadores e informações antes não disponíveis levou a administração a optar por um Sistema Integrado de Gestão Empresarial, os chamados ERP. Os sistemas ERP apresentam-se, simplificadamente, como sendo uma ferramenta de Tecnologia da Informação para integrar os processos empresariais e as atividades dos vários departamentos, podendo também integrar todas as empresas da cadeia de abastecimento. Eles não atuam somente no planejamento. Eles controlam e fornecem suporte a todos os processos operacionais, administrativos e comerciais da empresa.
A Unimarka se transformou num eficiente distribuidor e um importante fornecedor do varejo alimentar, nos seis estados onde atua. A simplificação dos processos e a eficiência logística, permitiram-lhe aumentar a competitividade, conseguindo enfrentar concorrentes de expressão nacional e se tornar um dos 10 maiores atacadistas do país
Linha do Tempo
ES e MG
Go Live SAP
SP
Distribuição
Picking By Light
Plataforma de educação empresarial
E-commerce
Premiação
RJ e BA
SE
Nova Estrutura
Distribuição
Distribuição
Logística
Plataforma Feedz
Compromisso com a Qualidade
O objetivo da Unimarka é atender sempre às necessidades de seus clientes. Pontualidade, confiabilidade e segurança tornam essa empresa uma das maiores distribuidoras nas regiões onde atua.
Para nós, o mais importante na relação comercial são as pessoas. Esta é a nossa maior aposta. Por isso, investimos na capacitação de nossos colaboradores e parceiros, formando uma força de vendas com profissionais preparados e comprometidos com o crescimento, a rentabilidade e o sucesso de nossos clientes.
Estratégia de Crescimento
O crescimento e a solidez da Unimarka, nos mercados onde atua, estiveram sempre pautados na eficiência logística e na modernização constante de sua estrutura física e tecnológica, garantindo o abastecimento dentro do mais alto padrão de qualidade exigido pelo mercado.
A empresa mantém os centros de distribuição, equipados com o que há de mais moderno em sistemas de armazenamento, conservação, controle e movimentação de estoques.
Todos os processos da empresa são integrados pelo sistema de Gestão SAP S/4 Hana, padrão mundial na gestão de negócios, pela confiabilidade, agilidade na tomada de decisões e redução de custos que proporciona.